Grand Theft Auto V: Fuja que a polícia vem aí – Análise completa

Grand Theft Auto V, mais famosamente conhecido como GTA V pelos fãs, é um jogo de ação e aventura, em um mundo aberto desenvolvido pela Rockstar North, publicado pela Rockstar Games em 17 de Setembro de 2013 para Playstation 3 e Xbox 360. As versões remasterizadas do jogo foram lançadas em 18 de Novembro de 2014 para Playstation 4, Xbox One e PC.

A história se desenrola nas cidades fictícias de Los Santos e Blaine County, no estado de San Andreas e arredores, cenário baseado na badalada Los Angeles e no sul da Califórnia A cidade de Los Santos foi cenário de Grand Theft Auto: San Andreas, lançado em 2004, que ressurgiu completamente remodelada e melhorada para arrasar na nova geração de consoles.

Dessa vez ao invés do jogador controlar apenas um personagem, a coisa é um pouco diferente, pois são três personagens jogáveis que se relacionam durante o jogo, desenvolvem afinidade e seguem juntos, como uma equipe até o final da história, dependendo das escolhas do jogador no final, é claro, que optar por matar o mais baderneiro dos três e deixar a quantia do “grande roubo” para apenas dois do grupo.

Os protagonistas jogáveis são Michael de Santa ( um ladrão de banco de sucesso), Trevor Philips ( o baderneiro desmiolado) e Franklin Clinton ( o pobre garoto do gueto que ainda mora com a sua mãe).

A história se desenvolve de acordo com a capacidade do jogador, que precisará fazer boas escolhas, seja de estratégias ou do grupo que será escolhido para realizar grandes roubos e acumular finanças para a equipe.

O jogador precisará lidar com muito stress e confusões que acontecerão com os 3 personagens, muitas vezes entre eles próprios, por terem personalidades fortes e bem distintas. Enquanto um personagem é mais de boa, o outro é um adoidado fora de si que reza toda a noite por confusão. O contraste entre eles é gritante rsrs.

Em Grand Theft Auto V há um modo multiplayer, conhecido como GTA Online, que permite até trinta jogadores online para realizarem missões em grupo ou competindo entre si para construir sua reputação.

O modo online funciona independente do modo individual e é possível crescer no jogo, aumentando seu nível, acumulando riquezas e adquirindo bens, como imóveis, veículos, além de armas e atividades paralelas disponíveis somente no modo online. O GTA Online lembra muito a um RPG de ação, por sua jogabilidade evolutiva, em um cenário de mundo aberto, com inúmeras possibilidades.

O jogo foi muito bem recebido pela crítica e fãs, devido a sua história envolvente, personagens excêntrico, gráficos fantásticos e uma jogabilidade sem precedentes em um mundo aberto extremamente denso, cheio de vida e variáveis. Grand Theft Auto V recebeu premiações de “Jogo do Ano” pela sua excelência e pontuação única atribuída por diversos sites de crítica e revistas.

O jogo também gerou muita polêmica entorno da abordagem de temas violentos, obscenos, como o uso de tortura com ferramentas selecionadas pelo jogador, além da mente psicopata de Trevor, um dos personagens jogáveis que não possuí freio ou mesmo filtro para suas ações.

O jogo além de ter sido um sucesso de crítica, também foi um gigantesco sucesso em vendas, chegando a 1 bilhão de dólares apenas nos primeiros três dias de vendas do jogo, após seu lançamento. Esse marco fez com que GTA 5 se tornasse o maior lançamento da história dos videogames, sendo também o jogo que mais vendeu cópias em menos tempo. O Orçamento de desenvolvimento do jogo foi a nível de Hollywood, chegando a quase 300 milhões de dólares.

História

Em Grand Theft Auto V, o jogador tem a disposição três personagens jogáveis, com histórias interligadas. Michael é o mais cabeça deles, sendo um ex ladrão de banco bem sucedido, passando pela crise da meia idade, ele vive em uma mansão com sua desagradável família. Ele vive em um bairro de classe alta, o Rockford Hills, baseado no famoso bairro das mansões Beverly Hills. outro personagem e o mais abusivo deles é Trevor, que vive sozinho em um trailer no deserto de Blaine County. Ele é um ex-militar viciado e alcoólatra, uma antiga e péssima amizade de Michael. Já o último deles, Franklin, é o mais desabonado dos três, um garoto que mora na casa da sua mãe, em um bairro pobre, cheio de gangues e criminalidade.

Os três personagens tem suas as suas peculiares características, que os diferenciam em muitos aspectos, deixando o jogo ainda mais interessante. Michael é o cara que deu certo na vida, constituiu família e agora tenta se reajustar com a esposa e filhos durante uma crise no casamento. Franklin não conhece nada da vida e deixará de ser um mero ladrão de carros para se tornar um milionário junto com Michael. Trevor é um cara que ficou afetado pelas drogas e o uso contínuo do álcool. Ele é um ex-piloto da força aérea que não teve sucesso nenhum na vida.

Grand Theft Auto V começa 9 anos após Michael, Trevor e Brad terem assaltado um banco em Ludendorff. Um roubo que quase deu errado quando os três colocam reféns em um armário e explodem a porta do cofre do banco para fazerem a limpa. Michael é pego de surpresa por um guarda quando pega o dinheiro do cofre e Trevor acaba atirando no seu rosto. A partir dali a situação só piora e os três tentam fugir até um carro. Após uma troca de tiros com a polícia que faz um cerco entorno do banco, eles chegam até um carro que seria usado por eles na fuga.

Dentro do carro há um quarto elemento que fica no controle do volante durante a fuga mas sua identidade não é revelada no jogo. Durante a perseguição as viaturas da polícia trocam tiros com os fugitivos, acertando o motorista em cheio. Michael acaba tendo de assumir o volante e dar continuidade na fuga, com o objetivo de chegar até um helicóptero que está a sua espera.

Quando as coisas pareciam estar melhorando para o trio, no caminho deles é formado um bloqueio policial, que tomam uma direção alternativa para continuar fugindo e chegar até o seu destino. Quando estão passando por cima da linha do trem, o mesmo o acerta em cheio na lateral, inutilizando o veículo e forçando os três a seguir a pé. Desse momento em diante Brad e Michael e Brad são atingidos na perna, forçando Trevor em decidir ajuda-los ou fugir sozinho, sendo a segunda opção escolhida por ele. No fim aparece Trevor correndo da polícia para um local aberto em meio a nevasca, enquanto Brad e Michael são pegos.

Em seguida aparece um breve cena mostrando o enterro de Michael, com pessoas ao redor chorando. Atrás das árvores está Michael observando seu próprio enterro, enquanto os outros acreditam que ele está realmente morto. A partir dali inicia a eletrizante história de GTA 5, com as histórias dos três personagens se interligando ao longo do jogo. Franklin por exemplo começa a fazer parte do jogo quando rouba o carro do filho de Michael para a loja onde ele comprou o veículo mas não pagou, como uma forma de confisco. Michael então vai atrás dele para tirar satisfação e mostrar quem manda. Depois disso a história vai se desenrolando e cada vez mais acontecimentos muito doidos vão acontecendo, sem contar as histórias paralelas no jogo.

GAMEPLAY

Grand Theft Auto V é um jogo com mundo aberto e câmera que pode ser alternada em primeira pessoa ou terceira. O jogador faz uso de armas de fogo de todo tipo, além de coletes, bombas, detonadores, granadas, lança mísseis e ainda pode cair na porrada corpo a corpo, seja usando seus punhos ou acessórios para causar mais dano, como garrafas, facas, soco inglês e outros apetrechos disponíveis no jogo. É possível correr, saltar, nadar, mergulhar, pilotar carros, caminhões, tratores, tanques, motos, aviões, helicópteros, lanchas, submarinos para deslocar-se pelo mapa ou em perseguições. Em uma troca de tiros pe possível fazer uso de uma mira automática para mirar nos alvos, além de um sistema de cobertura para assistir seus aliados contra os inimigos. Durante o jogo é possível concluir as missões principais, para então avançar na história ou então perambular pela cidade fazendo missões secundárias, adquirindo propriedades que podem aumentar sua renda e reputação.

O jogador pode escolher entre completar as missões ou simplesmente ficar curtindo o jogo até que se sinta pronto novamente para continuar seguindo. Quando o jogador comete crimes, roubando, matando ou dirigindo na contramão, a barra de perseguido vai aumentando, fazendo com que os policiais iniciem uma perseguição para prende-lo e um dos maiores desafios no jogo é encontrar uma rota de fuga quando sua barra de procurado chega ao máximo. Quanto maior a barra de procurado fica, maior a força de perseguição que ficará na cola do jogador, com blindados, helicópteros, muitas viaturas, etc… Durante as perseguições a polícia usará todos os meios para incapacitar o jogador.

Em Grand Theft Auto V, o jogador poderá intercalar entre os três personagens jogáveis, que possuem habilidades especiais diferentes e suas características individuais. Suas missões vão se interligando conforme o jogador vai avançando no jogo e conhecendo suas vidas, até que o relacionamento entre os personagens se torne um tanto “íntima”. Michael, Trevor e Franklin são os personagens que poderão fazer a vida do jogador um inferno no jogo ou um paraíso, dependendo o ponto de vista. O jogador poderá ser forçado a trocar de personagem para fazer uma missão ou simplesmente por diversão, para por exemplo ver a vida com um ponto de vista de deferente, já que a vida dos personagens são totalmente diferentes, sendo extremos. O interessante é que quando o jogador intercala os personagens, o personagem anterior continua tocando sua vida no “automático” e quando retornar a ele, dará continuidade ao que o personagem estava fazendo até aquele momento. Muitas vezes o jogador alternará para um segundo personagem, que poderá estar bêbado em uma mesa de bar ou saindo de uma boate após ter arranjado confusão.

As missões em três são bem interessantes, pois após traçar a melhor estratégia de ataque para concluir a missão, cada personagem tem uma marcação e um objetivo que deverão concluir paralelamente para obterem sucesso no objetivo comum. Por exemplo, enquanto um primeiro fica de olho no posicionamento dos inimigos, um segundo fica responsável pela distração, enquanto o terceiro tenta chegar até o alvo desejado. O uso dos três personagens não se limita somente em missões térreas não mas em pleno ar também, pois enquanto um pilota, os outros dois ficam responsáveis por atirar nos inimigos de um helicóptero para garantir a sua sobrevivência. Seja no automático ou manipulado pelo jogador, os três personagens se ajudam para concluir uma missão, seja salvando a barra um do outro ou complementando uma ação.

Cada protagonista existem oito habilidades determinantes, que mostram a eficácia de cada personagem e ter sucesso em uma missão. Essas habilidades são velocidade, força, mira, direção e assim por diante. Além das oito habilidades, existe uma especial que cada personagem possui, como a do Franklin que consegue deixar o tempo mais lento enquanto dirige, para conduzir o carro em curvas acentuadas ou em manobras de fuga, que seriam impossíveis na velocidade normal. Michael consegue deixar desacelerar o tempo em uma troca de tiros, o que lhe permite acertar seus alvos com facilidade e Trevor consegue causar mais danos em seus inimigos quando perde metade de sua vida com tiros. Existe uma barra para medir a habilidade especial e apontar quando você pode utiliza-la. Ela vai enchendo com tempo e cada vez que utilizado, reduz a quantidade de habilidade especial que você poderá utilizar, até que seja totalmente recarregada.

Quando quiser relaxar, o jogador poderá simplesmente curtir o GTA 5 dirigindo adoidado, escalando montanhas, pulando de paraquedas ou se metendo em missões pessoais para conseguir por exemplo entrar em uma base militar restrita para roubar um tanque de guerra. Existem atividades paralelas com situações divertidas no jogo, como perseguir zumbis, defender-se de alienígenas, ajudar personagens terciários ou simplesmente se encrencar com “caipiras” no deserto.

Em alguns momentos quando você estiver de bobeira nas ruas, pode ser que um grupo de motoqueiros te aborde para roubar seu carro e se você não parar, descerão chumbo grosso na sua direção.

A inteligência artificial de Grand Theft Auto V é sensacional a ponto de pessoas nas ruas reagirem de forma inesperada, de acordo com as ações que você desempenhar ou então quando “sem querer” bater na traseira de um carro, o motorista saia possesso com um taco de basebol para bater em você.

Ainda no GTA é possível parar com o carro em uma esquina a noite para que uma garota de programa entre e você possa partir pra diversão em algum canto escuro e sossegado, assim como ocorre nos títulos anteriores da série. Além desta abordagem polêmica, há também cenas com drogas e violência explícita, portanto é necessário ter estômago forte e uma mente um pouco perversa para conseguir agir como os personagens do jogo e ter sucesso na história.

Modo Multiplayer

Em Grand Theft Auto V há um modo multiplayer, conhecido como GTA Online, que permite até trinta jogadores online para realizarem missões em grupo ou competindo entre si para construir sua reputação. O modo online funciona independente do modo individual e é possível crescer no jogo, aumentando seu nível, acumulando riquezas e adquirindo bens, como imóveis, veículos, além de armas e atividades paralelas disponíveis somente no modo online. O GTA Online lembra muito a um RPG de ação, por sua jogabilidade evolutiva, em um cenário de mundo aberto, com inúmeras possibilidades.

Este é Grand Theft Auto V, com um vasto mundo aberto, muitas atividades paralelas para se aventurar e um universo cheio de emoções esperando para ser descoberto. Não há muitos pontos negativos para falar do jogo mas há com certeza milhares de razões positivas para você joga-lo. Afinal, não é a toa que GTA 5 tenha sido considerado o melhor jogo do ano e uma das maiores produções da indústria dos jogos feitas até então.

Quer emoção, roubos de carros e perseguições alucinantes? Então experimente GTA 5 e apaixone-se pela sua imensidão.