Nintendo Switch: Saiba tudo sobre o novo console da Nintendo!

Chamado inicialmente de "Nintendo NX", Switch, o novo console da Nintendo foi enfim confirmado pela empresa.

Nintendo anunciou dia 20 seu novo e portátil console, o Nintendo Switch, que mais parece uma espécie de tablet, porém com recursos extremamente avançados, de acordo com recentes patentes registradas pela empresa. Até então o misterioso projeto da Nintendo vinha sendo chamado de “NX” mas com muitas especulações entorno do seu funcionamento e aparência.

É bem possível que o Nintendo Switch venha com uma tela touchscreen, bem como a empresa já vem fazendo desde o Nintendo DS e do console antecessor Wii U. A Funcionalidade touchscreen se tornou um componente central de muitos jogos da Nintendo, das últimas plataformas, sejam elas mobile ou não e por essa razão a gigante dos videogames poderia preferir por manter no próximo console.

Ainda não há informações concretas se o Switch realmente contará com uma tela sensível a toques. A principio estão presentes no novo console os controles Joy-Con, permitindo os jogadores fazerem uso do mesmo de várias formas diferentes nos jogos. A Nintendo pretende revelar mais informações sobre isso nos próximos meses.

Haverá retrocompatibilidade no Switch?

Em relação aos jogos, o novo console da Nintendo não será retrocompatível com os títulos das plataformas anteriores. Os jogos serão vendidos em cartuchos e terão padrões diferentes dos demais consoles da empresa, incluindo DS e 3DS. Os cartuchos do Switch aparentam ser mais largos e compridos do que os utilizados no DS e 3DS.

Como já aconteceu anteriormente nas evoluções da Nintendo, nem todos os seus consoles permitiam rodar jogos dos seus antecessores. O Wii u permitia rodar jogos de Wii, porém este não rodava jogos de GameCube. Este último não permitia também rodar jogos de Nintendo 64, já que o GC foi o primeiro console da Nintendo a rodar mini disco, enquanto no 64 era cartucho.

Ainda não há informação se o Nintendo Switch terá um console virtual, como já existe para Wii u e Nintendo 3DS, permitindo rodar jogos antigos, o que permitira jogar títulos dos consoles anteriores.

Haverá Streaming de vídeo no Switch?

Ainda não há 100% de certeza de que o Nintendo Switch trará suporte a streaming de vídeos, o que permitiria assistir filmes do Netflix, Hulu, Crancker e demais serviços de streaming. O Wii e Wii U permitem os usuários baixarem estes serviços de streaming e poderia ser devastador se tal opção não estiver o Switch.

Quanto de espaço terá disponível para armazenamento?

Não há uma informação concreta ainda por parte da Nintendo em relação a isso mas é esperado que o novo console, por ser portátil, possivelmente venha com armazenamento SSD, algo que fique entorno de 250GB a 500GB de espaço. O Wii U utiliza flash memory com no máximo 32GB de espaço disponível. Os jogos em mini disco não ficam instalados no console, como acontece atualmente com o PS4 e XONE, o que faz com que o Wii U não exija muito.

Para alguns é ruim, pois torna necessário carregar jogos consigo. Como o Switch será um console totalmente portátil, há de se pensar que a Nintendo esteja preparando algo que agrade em relação ao armazenamento x deslocamento.

Quanto custará o Nintendo Switch?

A Nintendo ainda não informou quanto custará seu novo console mas como referência, o Wii U atualmente custa entorno de US$350 na sua versão deluxe, enquanto o Wii custa US$250 na versão padrão.

Já há data de lançamento para o console?

Sim. O Switch será lançado em março de 2017, sem dia específico de lançamento.

Quais jogos estarão disponíveis já no seu lançamento?

Até aonde verificamos, The Legend of Zelda: Breath of the Wild sairá perto do lançamento do console. Há outros títulos que estarão presentes próximo do lançamento do Switch também mas a Nintendo ainda não deu detalhes de quais serão. A Empresa informou que logo dará maiores informações sobre quais serão os títulos.

A Nintendo revelou também que já possui vários publishers e desenvolvedores trabalhando para trazer novos jogos para o console, que vão de Activision até Ubisoft. Até aí da pra sacar que a empresa não está pra brincadeira com a sua nova plataforma e que está apostando todas as suas fichas no seu lançamento. No trailer de revelação é possível ver que estão inclusos jogos como Mario, Mario Kart 8, Skyrim, Splatoon e outros.

Há fortes rumores que a empresa esteja também trabalhando em um novo título de Pokémon para a plataforma e que a Square Enix confirmou que Dragon Quest 11 será lançado para o console. A Ubisoft levará Just Dance 2017 para o Switch também. Algumas informações que circulam na rede, apontam um novo Harvest Moon para o console e talvez seja a versão que seria lançado para o Wii U.

Quais acessórios estarão disponíveis no Nintendo Swtich?

O novo console da Nintendo contará um suporte para o dispositivo de mão do console, os controles separáveis Joy-Con Grip e os controles base Joy-Con Pro ( uma espécie de mini controle), que possuem design mais tradicional. A Nintendo ainda não informou sobre a vida útil da bateria mas levando em consideração o tamanho do aparelho móvel e os gráficos que ele suportará, é possível que tenha uma boa durabilidade, diferente dos smartphones e tablets.

Como funcionará o Nintendo Switch?

O interessante do console, até o que deu pra entender baseado em imagens já disponíveis e no trailer de revelação, é que o Switch se transforma em várias coisas e é adaptável para todo e qualquer usuário. Isso porque o console pode funcionar como um videogame convencional, bastando anexar o dispositivo de mão móvel a sua base fixa, o que oferecerá as condições e o suporte necessário para rodar em uma TV, controlado através dos joysticks “Joy-Con Grip”.

O Usuário pode destacar o aparelho móvel de sua base e transforma-lo em uma espécie de tablet, podendo jogar nele em qualquer lugar, sem a necessidade de conecta-lo a uma TV, já que o mesmo possui uma tela.

O aparelho possui joysticks anexados em suas laterais, que podem ser removidos caso o usuário queira fixar a sua tela em algum lugar, seja em uma mesa ou em seu carro. Para jogar utilizando a tela do aparelho móvel, o usuário tem a opção de usar os pequenos e convencionais controles Joy-Con Pro.

A Nintendo possivelmente venderá kits extras para o aparelho, o que permitirá fixar a tela em diferentes locais, como no assento do banco do carro por exemplo. O console possui um suporte na parte de trás, que quando armado, permite deixar o aparelho apoiado sobre ele, para deixar a tela sobre uma mesa por exemplo.

Ainda não há informações sobre como funcionará seu armazenamento, se continuará sendo SD card ou passará para SSD, porém já se sabe que seus jogos serão em cartuchos, semelhantes aos do 3DS.

O Nintendo Switch oferecerá suporte a serviço móvel?

Ainda não há nenhuma informação da Nintendo a respeito disso mas seria bem interessante se o console viesse com suporte a telefonia móvel e funcionasse como uma espécie de celular. Isso seria incrível, pois os usuários poderiam jogar seus games de qualquer lugar, usando internet 4G ou novíssima 5G ( ainda não disponível no Brasil).

É possível ver no trailer que as pessoas utilizam o aparelho móvel em diferentes lugares, como em parques e aviões, o que pode indicar sim que o console possa ter ao menos acesso a internet móvel presente.

Como serão os gráficos dos jogos?

De acordo com as imagens do trailer, é possível notar que os gráficos dos jogos são bem trabalhados e é bastante evidente que a Nintendo não se preocuparia somente com a parte móvel e esqueceria do mais importante hoje em dia: Gráficos. De acordo com vários rumores que rolam na internet, o Switch contará com uma GPU bem generosa, o que permitirá rodar gráficos com resolução 4K, algo que até o final do ano será possível somente no Playstation 4 Pro. O chipset do novo console da Nintendo foi desenvolvido pela Nvidia, bem como a sua GPU também. A tecnologia por trás do seu hardware é um processador da linha Nvidia Tegra e de acordo com suas especificações técnicas que rolam na internet, tem poder suficiente para bater o XONE e o PS4 por conta da sua arquitetura. Agora se a Nintendo fará uso de 100% do seu hardware, isso já não sabemos.

Bateria  e performance

A Nvidia desenvolveu recentemente um aplicativo que faz o gerenciamento da bateria do aparelho automaticamente e pode ser alternada pelo usuário. Na base fixa o console possui mais potência e no modo portátil não, pois a bateria precisa durar mais tempo, sacrificante um pouco a qualidade gráfica.

Um canivete suíço?

É exatamente o que o Nintendo Switch parece: Um canivete suíço. Sua tecnologia é tão além, que o aparelho móvel do console conta com GPS, touchscreen ( de acordo com recentes informações da internet), compasso, nível, rastreador de movimento e facial, reconhecimento de imagem e a possibilidade de projetar imagens em uma superfície plana ou na mão, segundo últimas informações que rolam na rede, baseadas nas patentes registradas pela Nintendo.

 

Se for como as patentes sugerem, o console poderá projetar elementos do jogo para fora dele, como por exemplo projetar uma bola de baseball na mão do jogador. De acordo com informações, o console contará com sensores de movimento e câmeras para interação com os jogos.