Novas informações sobre “Playstation 4 NEO” publicadas pela Giant Bomb

A Kotaku publicou em março por intermédio de uma fonte, que a Sony estaria trabalhando em uma nova versão do Playstation 4, que além de receber melhorias consideráveis no hardware, tais como processador gráfico e RAM, seria capaz de rodar jogos em 4K.

Reforçando esta última notícia publicada no Kotaku, o site “Giant Bomb” publicou na última terça feira (19), novas informações a respeito da versão atualizada do console, conhecida como “PS4.5” ou “PS4k”. A notícia trouxe detalhes do possível novo console, agregando a informação de que ele receberá o codinome de “NEO”, sendo chamado de “Playstation 4 NEO”, uma referência a algo “novo”. A novidade é que a versão “NEO” do PS4 virá com componentes, processador e uma placa de vídeo mais poderosa, incluindo um upgrade na memória RAM do console, que virá com uma frequência superior ao da atual.

Ainda segundo o site “Giant Bomb”, a partir de outubro, todos os jogos do Playstation 4 deverão ser lançados com uma versão “básica”, para que sejam capaz de rodarem na versão original do console e uma versão avançada para funcionarem com força total e toda a qualidade gráfica e tecnológica do modelo “NEO” do console. Mesmo com a informação fazendo referência sobre o mês de outubro, ainda não há informações concretas que afirmem se o console será lançado ainda este ano ou não.

A publicação também faz menção de que mesmo que o PS4 NEO seja capaz de rodar jogos com resolução 4K, os jogos não precisarão atingir tal nível de qualidade gráfica mas mesmo assim a Sony exigirá que todos os jogos lançados para a versão “NEO”, possuam taxa de quadros igual ou superior as do console original. Até mesmo os jogos lançados antes do “PS4 NEO” receberão uma versão avançada para serem capaz de proporcionar extrema qualidade gráfica no novo console. Sendo assim, os jogos lançados para a versão original, receberão versões “remasterizadas” para o console atualizado da Sony.

Seria o “NEO” um possível preview do “Playstation 5” ou de algo maior que está por vir? É muito estranho a Sony estar correndo atrás de uma melhoria tão significativa em tão pouco tempo de existência do Playstation 4. O atual console mal começou a receber títulos e a Sony  já estaria pensando em uma nova plataforma. Desrespeito ou ironia? Um completo abandono com os usuários que adquiriram a versão atual do console e pagaram caro por ele!

Em relação ao sistema do videogame, a Sony manterá o mesmo para ambos os consoles, desde a loja da PSN, multiplayer, até os aplicativos. A diferença estaria nos recursos extras que o novo console terá, bem como jogos com gráficos ainda mais realistas.

Até o atual momento a Sony não se pronunciou sobre o vazamento das informações no site da “Giant Bomb” e também não há informações concretas sobre a real possibilidade do lançamento de uma versão atualizada do Playstation 4.