Red Dead Redemption 2: o que esperar do novo jogo de velho-oeste da Rockstar

Red Dead Redemption 2 - Prévia
Imagem: Reprodução

Red Dead Redemption 2, a mais nova obra prima da Rockstar Games, produzido pela Take-Two Interactive, está prestes a sair do forno. Com lançamento com data para 26 de outubro a nível mundial, o jogo de velho-oeste será lançado para Xbox One e PlayStation 4.

De ação de aventura, Red Dead Redemption 2 dará continuidade a eventos do primeiro título, no hostil velho-oeste, durante o auge da revolução industrial na América do Norte. Os acontecimentos se passam nos Estados Unidos, em 1899, final de um século e início do que chamamos de período contemporâneo, com máquinas a vapor, imprensa e as linhas de montagem, que moldaram o mundo como conhecemos hoje. No entanto, mesmo com a modernidade dos tempos, a mente dos velhos foras da lei permanecem estagnadas, ansiando apenas o roubo do próximo banco.

Em Red Dead Redemption 2, mais do que nunca, as autoridades estão no encalço dos criminosos e responderão com chumbo àqueles que desobedecerem as leis. Agentes federais e caçadores de recompensas estão atrás de Arthur Morgan e a gangue Van der Linde, após o fracasso ao roubo à Blackwater, uma cidade do oeste. Em fuga, ele e sua trupe farão o que tiver de fazer para sobreviverem ao hostil berço dos Estados Unidos. A gangue roubará e enfrentará todos os que se colocarem a sua frente — que inclui inclusive os federais.

Com a fuga e tensões geradas por perseguições e roubos, começam a surgir conflitos e desentendimentos interno na gangue. Tais eventos deixarão o grupo de malfeitores dividido, emaçando a sua existência. Contudo, Arthur deverá fazer uma escolha que mudará para sempre seus destinos: seus ideais ou a lealdade aos seus colegas de crime.

Gráficos

Os gráficos estão incrivelmente realistas e a crítica credita que Red Dead Redemption 2 mais parece um filme que um jogo. A física do jogo, a sua mecânica e o realismo dos cenários e seus detalhes, proporcionam uma imersão no universo do velho-oeste. É possível ter uma rasa ideia sobre como era a vida no início do século 20, pós primeira revolução industrial e a chegada da modernidade. A vida nas rudimentares cidades e a dureza daqueles que tentam sobreviver às suas dificuldades são colocadas em destaque no jogo. O realismo dos gráficos exprime com grandiosidade como era viver no velho-oeste e mais, como a vida funcionava.

A vida selvagem também foi muito bem retratada no jogo, com atenção aos detalhes dos animais, vegetação e os muitos cânions. O jogo possui uma densa diversidade de animais selvagens, como a exemplo de ursos, lobos e urubus — que espreitam ao cheiro de carniça.

Os efeitos de luz e sombra são peça chave do tema central e ajudam o jogo a esbanjar realismo a quem quer que jogue. Evidentemente o Red Dead Redemption 2 contará com suporte a 4K e HDR, que deixarão o jogo ainda mais real e imersivo. Se GTA 5 foi considerado o jogo do século, então Red Dead Redemption 2 será o seu herdeiro, contando com tecnologias ainda mais avançadas.

Áudio

O áudio é um aspecto essencial para o jogo, pois é o recurso que sustenta toda a trama e o ambiente ao redor. A qualidade sonora dos efeitos especiais e ações são de tamanha realidade, que se assemelham a uma super produção de Hollywood. É claro que a sua produção não saiu barata mas o resultado não é nada menos do que exemplar. A depender dos recursos de áudio do usuário, o jogo o abraçará durante as aventuras ao velho-oeste e o colocará em frente a uma difícil e crua realidade daqueles tempos. É evidente que o áudio do jogo seja um dos seus alicerces.

Jogabilidade

Em um vasto mundo aberto, o jogador precisará manter uma gangue sob controle, enquanto decide seu próprio futuro em meio a história do jogo. A jogabilidade vai muito além de atirar, pois o jogador terá a chance de domar e montar a cavalos, dominar o tiro enquanto cavalga e fazer o impossível para sobreviver aos inúmeros conflitos contra a lei. Além disso, será necessário traçar estratégias e raciocinar ante a incrível inteligência artificial do jogo. Os controles se assemelham muito ao título anterior, contando com algumas melhorias e facilidades.

É aguardado um amplo universo online para os jogadores, semelhante ao que vemos em GTA Online. A Rockstar deixa intenções claras que incluir as famigeradas microtransações em seu contexto, para garantir conteúdos “além da vida” para o jogo. Tal realidade pode causar um efeito negativo à Red Dead Redemption 2, assim como acontece até hoje ao GTA. Ainda há muito ao que acontecer no jogo até o seu lançamento.

Edições de Red Dead Redemption 2

Red Dead Redemption 2 conta com três edições distintas para o PlayStation 4, sendo elas a Padrão, Edição Especial e Edição Definitiva. A primeira conta com alguns bônus de pré-venda, como o Cavalo de Guerra, Kit sobrevivência de fora da lei (provavelmente para o universo online), dinheiro bônus para o modo história do jogo e uma quantia de GTA$500.000 para aproveitar em Grand Theft Auto Online do PS4.

Edição Especial

A Edição Especial conta com todos os extras da versão anterior, além de acesso a uma vasta seleção de conteúdos exclusivos do modo história, sendo eles: Missão de Roubo a Banco e Esconderijo de Gangue; Puro-Sangue Inglês Preto Manchado; Bônus de talismã e medalhão; Reforços, dinheiro bônus e descontos e Traje Pistoleiro de Nuevo Paraíso. Contudo, o jogador ainda ganha um extra de mais GTA$500.000 para o GTA Online do PS4, além dos GTA$500.000 da edição padrão.

Edição Definitiva

A Edição Definitiva de Red Dead Redemption 2 conta com todos os bônus das edições acima, incluindo Trajes Bônus, Bônus de ranking, Puro-Sangue Inglês Alazão Preto e Acesso gratuito ao tema de acampamento de sobrevivente. Não bastante, o usuário ainda ganha um bônus total de GTA$2.000.000 para gastar no GTA Online do PS4.

A variedade e a peculiaridade dos pacotes tem causado descontentamento pelo público que aguarda ansiosamente pelo jogo. Estes acreditam ser mais uma maneira da Rockstar abocanhar mais dinheiro dos fãs, além do que será ganho através das possíveis microtransações online.

Red Dead Redemption 2 será lançado dia 26 de outubro de 2018 para PlayStation 4 e Xbox One. O jogo terá modo história e multiplayer — semelhante ao do GTA Online.