Shenmue 1 e 2: o universo das artes marciais é remasterizado para PS4

Shenmue PS4
Imagem: Reprodução

Já é sabido que a terceira e tão aguardada versão de Shenmue será lançada exclusivamente para o PlayStation 4, em uma produção financiada pelo Kickstarter, em 2019. Em uma parceria entre o fundador Yu Suzuki (YS NET) e a Sony, o game promete resgatar as aventuras do adolescente Ryo Hazuki.

Além da aguardada chegada do terceiro título da franquia, retomada após 19 anos da descontinuação do Dreamcast, a SEGA da América relançará o Shenmue 1 e 2 para o PlayStation 4, em um pacote contendo os dois edições. O valor da pré-venda está desconto, de R$ 149,90 por R$ 134,91. Os 10% de desconto concedidos na PlayStation Store estará disponível até a data de seu lançamento na plataforma da Sony, dia 21 de agosto.

Shenmue 1

Ambientado em uma pequena e tradicional cidade do Japão no ano de 1986, o jogo é protagonizado por Ryo Hazuki. O adolescente é um exímio lutador de jiu-jitsu, treinado pelo seu sensei, Iwao Hazuki, também seu pai. O jogo já começa com muita ação, quando Ruy testemunha o assassinato do seu pai no dojo de sua casa. Lan Di, um lutador de Kung Fu que acabara de assassinar seu pai, rouba um misterioso artefato, chamado de o “Espelho do Dragão”. Contudo, a história se desenvolve com Ryu jurando vingar a morte do seu pai, sobretudo partindo em busca do seu assassino, Lan Di.

Shenmue 1 e 2 - Playstation
Imagem: Reprodução

Ambientação

Shenmue se passa na cidade japonesa de Yokosuka, pequena e tradicionalista, retrata a cultura oriental com excelência. Até mesmo na casa de Ryu, de família de classe média alta, é possível encontrar características bem destacadas, assim como costumes que os jogadores experimentarão ao acessa-la. Os NPCs (personagens controlados pelo computador) possuem vida própria e obedecem as mudanças de dia e noite, sobretudo das horas. O protagonista poderá explorar toda a pequena cidade e dialogar com os diferentes personagens, em busca de pistas sobre o paradeiro do assassino de seu pai.

Jogabilidade

Nem só de flores Shenmue é feito. Ryu terá de trabalhar no porto para ajudar sua mãe, bem como juntar dinheiro para a sua aventura na busca de Lan Di. O jogador terá a oportunidade de pilotar a moto de Ryu e controlar uma empilhadeira, esta última do trabalho do protagonista. O jogo oferecerá momentos de conflito, quando colocará inimigos e comparsas do malfeitor na tentativa de elimina-lo.

Shenmue 1 e 2 - Playstation
Imagem: Reprodução

O jogo é delicado ao mesmo tempo que é frenético. Lançado originalmente em 1999 para Dreamcast, foi uma revolução na indústria dos jogos e na experiência proporcionada aos usuários. Com gráficos que até na atualidade sobressaem e encantam pelos detalhes, Shenmue foi um ícone entre os jogos, que contava com detalhes nos movimentos, feições, diálogos e principalmente na capacidade dos personagens agirem por conta própria. A mecânica do jogo é tão inteligente, que se o jogador parar em frente a um transeunte, o mesmo irá desviar do seu caminho.

Shenmue 1 e 2 - Playstation
Imagem: Reprodução

O primeiro título garante incríveis aventuras e momentos emocionantes na pequena cidade japonesa, na pele de Ryu Hazuki.

Shenmue 2

Shenmue 2 avança na história, na busca de Ryu pelo assassino do seu pai, conhecido como Lan Di. O protagonista parte rumo a Hong Kong, deixa para trás sua família, amores e amigos para vingar a morte do seu sensei.

Shenmue 1 e 2 - Playstation
Imagem: Reprodução

Ambientação

A ambientação desta vez é imensamente maior que a do primeiro título e manteve a fidelidade a muitos lugares conhecidos da gigante asiática.

História

Nesta segunda edição, Ruy chega em Wan Chai, Hong Kong, seguindo pistas de Lan Di e da organização criminosa Chi You Men. Uma carta recebida pelo seu pai antes do assassinato, aponta para o mestre de artes marciais Yuanda Zhu. No entanto o garoto terá encontra-lo primeiro, e o faz seguindo pistas do mestre Lishao Tao, que conhece Zhu. Este último escreveu uma carta para seu pai, alertando-o sobre as intenções do mestre chinês Lan Di. Em uma incrível aventura na imensidão das aldeias e centros urbanos de Hong Kong, Ryu receberá ajuda de duas pessoas, que conhece logo em sua chegada à cidade. A motociclista Joy e o aventureiro Ren. Ambos auxiliarão o protagonista na busca da verdade e da redenção pelo que aconteceu ao seu pai.

Shenmue 1 e 2 - Playstation
Imagem: Reprodução

Jogabilidade

Na segunda versão de Shenmue, o jogador terá a habilidade de aprender novos golpes e movimentos, além de participar de torneios e lutas nas diferentes cidades que visitará. O jogo oferece inúmeras atrações, incluindo jogos de fliperama, para aumentar ainda mais a experiência do usuário.

Shenmue 1 e 2 - Playstation
Imagem: Reprodução

Os gráficos não são tão bem elaborados quanto a primeira versão, devido é claro ao tamanho de Shenmue 2. Sobretudo devido ao tamanho do cenário e os inúmeros cálculos computacionais que o jogo exige para renderizar a imagem para o usuário. No entanto a experiência é muito mais ampla e estasiante do que em Shenmue 1 e garante muita diversão e adrenalina para aos jogadores.

Shenmue 1 e 2 - Playstation
Imagem: Reprodução

Shenmue 2 foi lançado originalmente para Dreamcast, em outubro de 2002, logo quando a SEGA anunciou a descontinuação do console. Contudo, é importante lembrar que após a saída da SEGA do mercado de videogames, Shenmue 2 foi lançado também para o Xbox, da Microsoft.

Shenmue PS4

Os relançamentos para PlayStation 4 contam com adaptação em HD e gráficos remasterizados, incluindo melhorias na qualidade do áudio. Sobretudo, há também melhoria na fluidez das imagens, que no PS4 passam a ser mais polidas e livres, sem os travamentos que aconteciam no Dreamcast.

Ambos os títulos são sem dúvidas essenciais para aficionados por videogames e desejam conhecer uma lenda entre os jogos. O relançamento para o PlayStation 4 acontece devido ao lançamento de Shenmue 3, que acontecerá no primeiro semestre de 2019. É interessante conhecer os dois primeiros títulos para entender os eventos que sucederão na sua continuação.

O pacote que inclui Shenmue 1 e 2 tem data de lançamento para  21 de agosto de 2018, exclusivamente para PlayStation 4.